Apostilamento, como funciona

apostilamento de haia
apostilamento de haia

Para que serve?

O apostilamento foi criado no tratado de haia, com o objetivo de facilitar a integração de documentos entres os países signatários do tratado. Este processo demorou muito para ser iniciado, porem ajuda em muito o processo de pedido de cidadania italiana por exemplo.

Antes do apostilamento, era necessario legalizar os documentos no consulado italiano, o que demorava muito e era muito burocratico.

Com o apostilamento as coisas ficaram muito mais simples e objetivas. No processo de pedido da cidadania italiana. Você terá que usar o apostilamento em 2 situações:

  1. Para fazer a correção de grafia de do nome do Antenato italiano nas certidões Brasileiras. Como era muito comum a tradução do nome do Italiano de Giuseppe para José, por exemplo. Neste caso é necessario pedir para o cartório fazer a inclusão desta anotação em todas as certidões brasileiras que constarem o nome como José, no caso do exemplo. Os cartórios vão te pedir, a certidão de nascimento do José APOSTILADA, ou seja com valor legal para ser utilizada no Brasil.
  2. Para fazer o pedido da cidadania italiana na Italia, através de pedido judicial ou através de pedido pessoalmente na Italia.

Mas em resumo, como é feito Apostilamento?

O apostilamento é feito na Italia, através de um carimbo, onde o governador do Estado, confirma que o oficial que assinou a certidão de nascimento ou batismo. É realmente uma pessoa habilitada, para este serviço. E consequentemente afirma que este documento, é original e deve ser aceito por outros países que assinaram o tratado de haia, como legal.

Como é feito este pedido na Italia?

Este pedido de apostilamento na Italia, é muito difícil e caso tenha qualquer erro, será reprovado. E dai, fica muito difícil dar sequencia, normalmente a certidão é invalidada. Por isso, recomendo contratar um profissional qualificado para este serviço como a Alvara Online. Que é o maior prestador deste serviço na Italia para Brasileiros e atende em português.

Quase todos as empresas de assessoria de cidadania Italiana, contratam eles, por isso recomendo, já que também uso o serviço a anos.

O processo normalmente leva 15 dias.

Como é feito o pedido no Brasil

O apostilamento no Brasil é feito pelos cartórios, e tem tabela de preço bem diferentes e por estado. Por isso recomendo muito procurar os cartórios dos estados mais baratos.

Normalmente é feito em 10 dias, quando é enviado pelo correio para outros estados e nas cidades com São Paulo. Que é bem caro, é feito de um dia para o outro.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *